Mensagem do Secretário Permanente da OHADA em homenagem à Senhora Fatou SECK DIALLO
Soube com imensa tristeza e uma profunda emoção da morte da Senhora Fatou Seck Diallo na madrugada desta quinta-feira, 21 de Agosto de 2025. O desaparecimento físico desta fiel embaixadora da OHADA constitui uma perda incomensurável para a nossa Organização.
Membro fundadora da Associação para a Unificação do Direito em África (UNIDA), que também presidiu durante seis anos, a Sra. Fatou SECK DIALLO trabalhou incansávelmente para a promoção da OHADA e o seu sistema jurídico, ao lado de figuras eminentes, como o Juiz Kéba MBAYE. O seu compromisso inabalável, desde os primeiros tempos da Organização, demonstra uma dedicação rara, alimentada pela convicção de que o direito uniforme africano é uma poderosa alavanca para a integração e o desenvolvimento.
Coma morte da Sra. Fatou SECK DIALLO, perdemos uma figura emblemática e uma voz forte e benevolente na promoção da OHADA. Que possamos perpetuar o seu rico legado, que ajudou a unir energias em torno de um ideal comum e a fazer da OHADA um direito vivo: um direito que vive no seio da grande comunidade académica em geral e que está no centro das atividades de profissionais de todos as tendências; um direito no cerne da prática dos negócios, que acompanha e apoia os esforços para o desenvolvimento partilhado em África.
À família biológica do falecido, à UNIDA e á todos os amigos da OHADA, apresento as minhas sinceras condolências.
Que a alma da Senhora Fatou SECK DIALLO descanse em paz!
O Secretário Permanente,
Prof. Mayatta Ndiaye MBAYE