Publicação de um novo obra das “Edições da ERSUMA”
- 24/04/2025
- ERSUMA-OHADA
- 1062
- 1 commentaire
- 🇧🇯 Benim
As “Edições da ERSUMA” têm o prazer de vos anunciar a publicação da obra intitulada: “Os valores mobiliários no espaço OHADA”, da autoria do Professor Robert NEMEDEU.
Esta obra de referência sobre um tema técnico oferece uma análise aprofundada e atualizada do regime jurídico dos valores mobiliários nos países do espaço da Organização para a Harmonização em África do Direito dos Negócios (OHADA).
No moment em que a integração económica em África depende cada vez mais de um espaço jurídico seguro e harmonizado, o direito OHADA desempenha um papel central na facilitação das troas comerciais e do investimento. Este trabalho destaca as recentes evoluções legislativas, nomeadamente a revisão do Ato Uniforme sobre o direito das sociedades comerciais e do Agrupamento de interesse económico (AUSCGIE).
Através de uma abordagem teórica e prática, o Professor NEMEDEU explora os desafios relacionadas com os valores mobiliários, instrumentos essenciais para o financiamento das economias modernas. Ele examina o seu papel no desenvolvimento dos mercados financeiros em África, com base na experiência da Bolsa de Valores Mobiliários da África Central (BVMAC) e da Bolsa Regional de Valores Mobiliários (BRVM).
Esta obra essencial, que lança luz sobre os desafios e oportunidades dos valores mobiliários no espaço da OHADA, destina-se aos profissionais do direito, aos economistas, investidores, bem como aos estudantes e investigadores interessados em questões jurídicas e financeiras no espaço OHADA. A obra constitui um instrumento essencial para a compreensão dos mecanismos de financiamento através dos valores mobiliários e do seu impato no desenvolvimento económico da África.
Sobre o autor:
Robert NEMEDEU é professor Associado de Direito, Professor Catedrático da CAMES e Diplomado pela Escola da Ordem dos Advogados de Paris (EFB).
Ele é também Diretor Honorário do Centro de Estudos Judiciários (CEJ), Fundador da Revista “LE NEMRO - Revista Trimestral de Direito Económico” e leciona Direito dos mercados financeiros há 20 anos. Ele é igualmente Formador no Diploma de Especialidade OHADA em Governação de Empresas e Conselheiro da ERSUMA.
Custo e Disponibilidade
A obra está disponível ao preço de dez mil (10.000) francos CFA:
- na Livraria da ERSUMA situada em Ouando, Carrefour Cinquantenaire, Estrada de Pobè, Porto-Novo, Bénin;
- no Centro de documentação do Secreariado Permanente em Yaoundé, na Avenida des Bancos, Hippodrome, frente ao MINREX, Camarões;
- no Centro de documentação do Tribunal Comum de Justiça e de Arbitragem em Abidjan, Côte d'Ivoire, Plateau, Avenida Dr JAMOT, Frente ao Edifício “Les Harmonies”.
A lista dos outros pontos de venda no espaço OHADA e além serão comunicados posteriormente.
Para qualquer encomenda ou informação, queira contatar Livraria da ERSUMA enviando uma mensagem à ersuma@ohada.org com cópia para lovissoukpo.ersuma@ohada.org e voitan.ersuma@ohada.org.
03/05/2025 22h05 LAHAT CISSÉ
Bonjour,
Intéressé dès que disponible à Dakar.
Merci