preloader

Actualité

photo1

OHADA: Em direção à harmonização da contabilidade das entidades sem fins lucrativos Abidjan (Cote d'Ivoire), de 1 a 5 de Novembro de 2021

O ante-projecto de texto relativo ao sistema contabilístico das entidades sem fins lucrativos foi apreciado pela plenária da Comissão de Normalização Contabilística (CNC-OHADA).

De 1 a 5 de Novembro de 2021, realizou-se em Abidjan (Côte d'Ivoire), no Hotel Azalaï, um atelier de validação do estudo sobre o sistema de contabilidade das entidades sem fins lucrativos e a sessão plenária da Comissão de Normalização Contabilística (CNC-OHADA) alargada aos Presidentes das Ordens Profissionais de contabilidade nos Estados partes, aos profissionais de contabilidade e auditoria, aos Parceiros Técnicos e Financeiros, bem como às outras pessoas ligadas ao sector.

Também participaram nos trabalhos como observadores representantes do Banco dos Estados da África Central (BEAC), do Banco Central dos Estados da África Ocidental (BCEAO), da Bolsa Regional de Valores (BRVM), da Comissão Bancária da África Central (COBAC), o Conselho Regional da Poupança Pública e do Mercado Financeiro (CREMPF) e o Departamento de Desenvolvimento e Parcerias Internacionais (DDPI), órgão técnico que representa o Conselho Superior da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas da França (COSEC) e a Companhia Nacional de Auditores de Contas ( CNCC).

A cerimónia de abertura desta importante reunião foi presidida por SE Sr. Adama COULIBALY, Ministro da Economia e das Finanças da República da Côte d'Ivoire, na presença do Secretário Permanente da OHADA, Professor Emmanuel Sibidi DARANKOUM.

Esta sessão plenária da Comissão de Normalização Contabilística da OHADA permitiu-lhe examinar o cronograma das actividades previstas pela OHADA no âmbito da melhoria da informação financeira das entidades, os pareceres técnicos sobre a SYSCOHADA e, sobretudo, o projecto de quadro jurídico e do referencial contabilístico das entidades sem fins lucrativos. Esta última actividade lança as bases para uma futura harmonização do sistema contabilístico das sociedades cooperativas, associações, ONG's, projectos de desenvolvimento e outras entidades que não estão sujeitas ao SYSCOHADA.

Este é a ocasião para relembrar que o CNC-OHADA foi instituído pelo Regulamento nº002/2009 / CM / OHADA de 22 de Maio de 2009 como um órgão técnico de apoio ao Secretariado Permanente na preparação, interpretação, harmonização e actualização de normas contabilísticas dos Estados Partes.

O Secretário Permanente da OHADA agradece as autoridades marfinenses pela hospitalidade e pelo sucesso do atelier.

Encontre todas a actualidade institucional da OHADA em www.ohada.org.

O Secretário Permanente,
Prof. Emmanuel Sibidi DARANKOUM

Commentaires

  • 17/12/2021 16h54 RAMDE

    Bonjour

    J'aimerais dans la mesure du possible solliciter le compte rendu des travaux afin de me mettre au parfum de l'évolution du projet.

Laisser un commentaire