preloader

Actualité

photo1

Currículo harmonizado do diploma de perícia em contabilidade no espaço da OHADA: os peritos concertam-se

Cotonou (Benin), de 23 à 26 de Abril de 2019

photo1No âmbito do Projeto de Melhoria do Clima de Investimentos nos países membros da OHADA (PACI), implementado com o apoio do Grupo do Banco Mundial, o Secretariado Permanente tem trabalhado há vários anos para a melhoria contínua da qualidade da informação financeira. Após a adoção, à 26 de Janeiro de 2017, do Ato Uniforme relativo ao Direito da Contabilidade e da Informação Financeira (AUDCIF) e, à 08 de Junho de 2017, do Regulamento de Harmonização das Práticas dos profissionais da Contabilidade e de Auditoria, a criação de um currículo harmonizado do diploma de perícia em contabilidade contribuirá para reforçar a fiabilidade da informação financeira produzida nos Estados-membros da OHADA.

photo2Os resultados do estudo realizado sobre este tema foram enriquecidos pelas observações recolhidas após a sua apresentação feita em Grand-Bassam (Côte d'Ivoire), nos dias 07 e 08 de Dezembro de 2017. Os mesmos agora foram submetidos à análise da Comissão de Normalização Contábilística (CNC-OHADA), alargada por esta ocasião aos representantes dos Conselhos Nacionais de Contabilidade, bem como às instituições sub-regionais de integração económica. Os trabalhos visam identificar a melhor abordagem no sentido de obter um diploma consensual de de perícia em contabilidade, a articulação institucional mais adequada, a governança inclusiva e participativa, com financiamento sustentável, à fim de aproximar a formação de aprendizes e garantir um maior reforço tanto qualitativo quanto quantitativo dos recursos humanos.

photo3Na ordem do dia figuram igualmente a elaboração de um plano de ação para o reforço da apropriação do novo AUDCIF, a implementação do sistema de garantia de qualidade e a apropriação do código de ética e de deontologia dos profissionais dos números..

O Prof. Dorothé Cossi SOSSA, Secretário Permanente da OHADA, saúda a presença dos 17 Estados membros da Organização e das instituições sub-regionais de integração económica, a Comunidade dos Estados da África Central (CEMAC). e a União Económica e Monetária da África Ocidental (UEMOA) neste caso. Ele reitera a sua gratidão ao Grupo Banco Mundial, cujo apoio determinante permitiu a organização dessa sessão.

Encontre toda a actualidade institucional da OHADA no www.ohada.org e assine o boletim informativo (newsletter) para se manter informado (a).

O Secretário Permanente,
Pr Dorothé C. SOSSA
www.ohada.org

Commentaires

  • 26/04/2019 12h46 REAGAN

    très belle initiative pour faciliter surtout tous les amoureux de la profession à avoir maintenant une qualification certifiée

  • 24/04/2019 17h47 BERTRAND AWASSI

    Très belle initiative, car vue les multiples tracasseries auxquelles nous faisons face pour passer cet examen d'expertise comptable en Afrique. Ceci serait une grande opportunité pour passer cet examen sur place.

Laisser un commentaire