preloader

Actualité

Participação da OHADA na conferência regional sobre factoring (fomento comercial) em África

Dakar, Senegal, 07 e 08 de Fevereiro de 2018

O Secretário Permanente da Organização para a Harmonização em África do Direito dos Negócios (OHADA), Professor Dorothé Cossi SOSSA, participou na conferência regional sobre o Factoring em África, realizada nos dias 7 e 8 de Fevereiro de 2018 no Hotel Radisson BLU de Dakar (Senegal).

Organizada pela Afreximbank e Factors Chain International (FCI), a conferência centrou-se no seguinte tema central: “O Factoring nacional e internacional: um meio alternativo para as PME em África”. Participaram neste importante encontro científico: representantes de bancos, instituições financeiras, reguladores e legisladores, agências governamentais, empresas de fomento comercial, empresas comerciais, PMEs, empresas de tecnologia da informação, empresas de consultoria, exportadores e outros empresas interessadas no mundo do factoring (fomento comercial). A conferêcnia tinha como objetivo permitir aos participantes familiarizarem-se com o factoring internacional e doméstico, medir os seus benefícios e oportunidades de desenvolvimento.

No seu discurso, o Secretário Permanente da OHADA desenvolveu uma abordagem conceitual do factoring e indicou sua importância para os Estados membros da OHADA, para depois destacar os desafios e a estratégia da OHADA para elaboração de um Ato Uniforme sobre o factoring.

Ele precisou que o fomento comercial é um instrumento que facilita o acesso ao crédito às PME africanas debilitadas pela fraqueza de sua liquidez e cujo equilíbrio financeiro esteja em perigo em caso de atrasos ou inadimplências dos devedores. Esta técnica de financiamento, acrescentou, é ainda mais importante, uma vez que as dificuldades de acesso ao crédito representam o primeiro obstáculo ao desenvolvimento das empresas, especialmente as pequenas e microempresas que constituem a essência do tecido económico da maioria dos Estados africanos. Ao melhorar a tesouraria das empresas africanas em geral, o factoring contribui para a concretização dos objetivos supremos da OHADA, nomeadamente o desenvolvimento económico da África através da segurança jurídica dos negócios.

O Secretário Permanente agradece o Afreximbank e FCI pela organização bem sucedida deste evento e congratula-se com o estado da cooperação do Banco com a OHADA..

Encontre toda a actualidade institucional da OHADA no www.ohada.org e assine o boletim informativo (newsletter) para se manter informado.

O Secretário Permanente
Pr Dorothé C. SOSSA
http://www.ohada.org/index.php/pt/actualite-pt/dernieres-nouvelles-pt/2422-participacao-da-ohada-na-conferencia-regional-sobre-factoring-fomento-comercial-em-africa

Commentaires

  • 16/02/2018 18h22 ME ERIC NZUZI A LUKENI

    Très intéressant pour ne pas dire magnifique!

Laisser un commentaire