preloader

Actualité

photo1

Entrada em vigor do SYSCOHADA revisto: A OHADA dá o toque final

Grand-Bassam (Côte d'Ivoire), de 04 à 09 de Dezembro de 2017

photo3A estância balnear de Grand-Bassam (Côte d'Ivoire) acolhe, desde segunda-feira, 04 de Dezembro de 2017, um atelier multi-temático destinado aos profissionais de contabilidade e auditoria dos Estados membros da OHADA. Participam nos trabalhos os representantes da Comunidade Económica e Monetária da África Central (CEMAC), da União Económica e Monetária da África Ocidental (UEMOA) e da Pan African Federation of Accountants- Federação Pan-Africana de Contabilistas- (PAFA).

Na agenda dos trabalhos figuram as discussões sobre o Regulamento nº 01/2017/CM/OHADA de 09 de Junho de 2017, sobre a harmonização das práticas dos profissionais de contabilidade e auditoria nos Estados membros da OHADA. A apropriação dos guias de aplicação das normas profissionais, o código de ética dos profissionais de contabilidade e o manual de garantia de qualidade também animam os debates. Além disso, a agenda dos trabalhos reserva um lugar importante à análise do relatório do estudo realizado sobre a institucionalização de um diploma de perito em contabilidade no espaço OHADA.

No quadro do atelier multi-temático será realizada uma reunião da Comissão de Normalização Contabilística da OHADA (CNC-OHADA). Instutuída pelo Regulamento nº 002/2009/CM/OHADA, de 22 de Maio de 2009, como órgão técnico de apoio ao Secretariado Permanente para a elaboração, interpretação, harmonização e actualização de normas contabilísticas nos Estados Partes, a CNC-OHADA é competente para elaborar os instrumentos necessários para harmonizar as práticas dos profissionais de contabilidade e auditoria nos Estados membros da OHADA.

O Secretário Permanente, que participa nos trabalhos, congratula-se pela realização deste encontro, financiado pelo Grupo do Banco Mundial. Os trabalhos de Grand-Bassam permitem de facto refinar a preparação da entrada em vigor do novo quadro contabilístico da OHADA. Adoptado à 26 de Janeiro de 2017 em Brazzaville (Congo), o Acto Uniforme sobre o Direito Contabilístico e da Informação Financeira e o novo sistema contabilístico da OHADA, que lhe está anexado, entrarão em vigor em 1º de Janeiro de 2018 para as contas pessoais das entidades e 1° de Janeiro de 2019 para as contas consolidadas, as contas combinadas e os relatórioss financeiros apresentados em Normas Internacionais de Informação Financeira (IFRS).

Encontre toda a actualidade institucional da OHADA em www.ohada.org.

O Secretário Permanente,
Pr Dorothé C. SOSSA
http://www.ohada.org/index.php/pt/actualite-pt/dernieres-nouvelles-pt/2301-entrada-em-vigor-do-syscohada-revisto-a-ohada-da-o-toque-final

Commentaires

  • 04/01/2024 23h57 ERINEU ROBERTO IÉ 'EROI'

    Precisamos versão desse documento em português.

  • 12/11/2022 23h39 RYDIE ANAËL N'GALOUO

    J'ai vraiment aimé cela
    Mais dite, je pourrais au moins connaître la date de la dernière révision ?
    Je ne retrouve pas ça, j'en ai vraiment besoin

  • 08/07/2022 20h25 DJIDO ALIDA

    Je suis contente du cadre conceptuel du système comptable OHADA

  • 07/09/2019 23h20 GNAHORE ANGE

    Je suis content pour la nouvelle configuration du nouveau cadre conceptuel du système comptable OHADA.

Laisser un commentaire