preloader

Actualité

Comunicado final da 45ª sessão do Conselho de Ministros da OHADA

  • 25/11/2017
  • 6957
  • Aucun commentaire

Conakry (República da Guiné-Conakry), 23 e 24 de Novembro de 2017

Nos dias 23 e 24 de Novembro de 2017, o Hotel Sheraton Grand de Conakry (República da Guiné-Conakry) acolheu os trabalhos da 45ª sessão do Conselho de Ministros da OHADA. Como de costume, esta sessão foi precedida pela reunião preparatória do Comité de Peritos.

photo3A cerimónia de abertura foi presidida por S.E. Sr Mamady YOULA, Primeiro Ministro e Chefe de Governo da República da Guiné-Conakry. Os trabalhos foram conduzidos por S.E. Sr. Cheick SAKO, Ministro de Estado, Ministro da Justiça da República da Guiné-Conakry e Presidente em exercício do Conselho de Ministros, na presença do Prof. Dorothé C. SOSSA, Secretário Permanente da OHADA.

No início de seus trabalhos, o Conselho de Ministros, como é habitual, ouviu a mensagem dos Parceiros Técnicos e Financeiros (PTF) da OHADA. Ele prosseguiu depois os seus trabalhos à portas fechadas e deliberou sobre os temas inscritos na agenda desta importante sessão.

Na sequência das suas deliberações, o Conselho de Ministros aprovou o orçamento para o ano 2018, equilibrado em recursos e em empregos, no valor de 4.962.661.424 FCFA.

Ainda no quadro das questões financeiras, o gabinete KPMG Afrique Centrale foi nomeado na qualidade de Auditor das Contas da OHADA para os exercícios de 2017, 2018 e 2019.

À título das actividades normativas, o Conselho de Ministros adoptou três textos importantes que revolucionam o dispositivo da OHADA em matéria de resolução alternativa de litígios:

  • um novo Acto Uniforme sobre o Direito de Arbitragem, que substituí o Acto Uniforme de 11 de Março de 1999 reforçando a transparência, a celeridade e a eficácia dos processos de arbitragem no espaço OHADA;
  • um Regulamento de Arbitragem revisto do Tribunal Comum de Justiça e Arbitragem (CCJA), que visa reforçar a independência e a competitividade do Centro de Arbitragem do CCJA através de um melhor alinhamento do Regulamento com o Acto Uniforme rlativo ao Direito de Arbitragem e sobre as melhores práticas internacionais, com respeito ao contexto específico dos Estados partes da OHADA;
  • um décimo Acto Uniforme sobre a Mediação, para preencher o vazio legislativo existente na matéria na maioria dos Estados membros da OHADA e para promover este método amigável de resolução de diferendos.
  • Estes novos textos fortalecerão provávelmente a confiança dos investidores locais e estrangeiros, e melhorarão significativamente o clima de negócios no espaço OHADA.

No quadro do reforço das capacidades das Instituições, o Conselho de Ministros nomeou, de acordo com o mérito, cinco novos juízes dO CCJA, à fim de substituir os juízes cujo mandato chega ao seu termo. Tratam-se:

  • Sr BERTE Mahamadou (Mali);
  • Sr DEMBA Claude Armand (Congo);
  • Sra NGO MOUTNGUI ép. IKOUE Esther (Camarões);
  • Sr MINIME Arsène Jean Bruno, Judge (República Centro-africana);
  • Sra HOHOUETO Afiwa-Kindena, Judge (Togo).

Dada a importância e a qualidade das decisões que dela resultaram, a 45ª sessão do Conselho de Ministros marcará de forma duradoira o futuro da OHADA. Sob a presidência da República Gabonesa, que presidrá os destinos da Organização no ano 2018, a OHADA consolidará estas conquistas e explorará novas pistas para melhorar o clima de negócios no seio dos seus Estados membros.

Encontre toda a actualidade institucional da OHADA no seu site www.ohada.org e assine para se manter informado (a) por via do Newsletter (boletim informativo).

O Secretário Permanente
Pr. Dorothé C. SOSSA
www.ohada.org

Laisser un commentaire