preloader

Actualité

photo1

Formação de formadores sobre o novo Acto Uniforme relativo ao direito contabilístico e da informação financeira a oficina: lançado o atelier de N'Djamena

photo10N'Djamena, a capital da República do Tchad acolhe, desde esta quarta-feira, 19 de Abril 2017, um importante Atelier sub-regional de formação de formadores sobre o Acto Uniforme de 26 de Janeiro de 2017 relativa ao direito ontabilístico e da informação financeira.

Animado pela empresa senegalesa FIDECA, que liderou o processo de reforma do direito e do sistema de contabilístico OHADA, o atelier reúne Contablilstas, inspectores fiscais e professores em ciências de gestão especializados em contabilidade, provenientes dos Camarões, República Centro Africano, da União das Comores, do Congo, do Gabão, da República Democrática do Congo e do Tchad.

Presidido pela Sra DAÏNSALA ADOUM NGARLEM Béatrice, Vice-Inspectora Geral, Representante de SE Sra Secretária de Estado das Finanças e do Orçamento da República do Tchad, a cerimônia de abertura conheceu as seguintes intervenções:

  • Sr. Miarom BEGOTO, Presidente da Comissão Nacional OHADA Tchad, que fez um discurso de boas-vindas;
  • Sr. Jean-Paul NENDÏGUI, Presidente da Ordem Nacional de Profissionais de Contabilidade do/Tchad;
  • Dr. Boubacar Sidiki DIARRAH, Director dos Assuntos Jurídicos, Documentação e Comunicação da OHADA, representando o Prof. Dorothé C. SOSSA, Secretário Permanente,/impedido.

photo11Durante três dias, os participantes selecionados irão se familiarizar com o novo referncial contabilístico, estando à seu cargo replicar a formação recebida nos seus respectivos países.

No mesmo formato, um atelier similar será organizado para a sub-região Oeste Africana em Abidjan (Côte d'Ivoire), de 26-28 de Abril de 2017. Prepara-se assim, a apropriação gradual do novo dispositivo, em prelúdio da próxima entrada em vigor do sistema de contabilidade OHADA revisto, ou seja, 1 de Janeiro de 2018 para as contas pessoais das entidades, e 1 de janeiro de 2019 para as contas consolidadas, as contas combinadas e os relat?rios financeiros apresentados em conformidade com as normas internacionais de informaçao/finannceira/(IFRS).

O Secretário Permanente agradece a República do Tchad e a República da Côte d'Ivoire pelas facilidades criadas covista à realização destes dois importantes ateliers sub-regionais e exprime a sua gratidão ao Grupo do Banco Mundial que assegurou o financiamento integral dessas actividades.

photo12 photo13

www.ohada.org

Commentaires

  • 28/04/2017 14h29 SERVAIS OKOSSA

    Actuellement chef de mission au cabinet comptable et d'Audit: FICA CONSEIL. licencié en comptabilité et gestion d'entreprise. je souhaite d'etre toujours au parfait des réformes du droit comptable OHADA. comment faire ? je suis à pointe noire.

Laisser un commentaire