preloader

Actualité

Lançamento da Revista Africana dos Oficiais de Justiça

couvertureOs Oficiais de Justiça acabam de lançar uma nova Revista de direito e prática profissional. A Revista Africana dos Oficiais de Justiça, que acaba de lançar sua primeira edição, é uma revista semestral com vocação Africana, que pretende reforçar a cooperação necessária entre oficiais de justiça Africanos cujo destino está inevitavelmente ligado.

Estes profissionais de direito são, de facto, chamados todos os dias à lidar com os mesmos textos comunitários, incluindo actos uniformes da OHADA. Além disso, o fenómeno da globalização e as implicações da harmonização da profissões judiciárias convidam à uma reflexão para a elaboração de um estatuto único para cuja finalização importantes trabalhos estão em curso. Neste contexto, a Revista Africana dos Oficiais de Justiça deve reflectir o dinamismo de uma profissão cujos actores entenderam o papel que devem desempenhar na construção do Direito. Ela oferece aos oficiais de justiça do continente e de outros horizontes, mas também aos Universitários ou de outros profissionais da área jurídica, um campo de expressão para as reflexões levadas à cabo em diversas áreas do direito mais ou menos relacionadas com a profissão, com uma preferência pelo direito comparado.

A estrutura da revista abrange, actualmente, os três seguintes campos: legislação, doutrina e jurisprudência. A primeira edição densa de 104 páginas, abrange temas tão diversos como o estatuto do oficial de justiça, o direito à execução, a notificação dos actos, a execução de decisões judiciais, a ordem de pagamento... Esta primeira edição será oficialmente lançada nos 4°s Encontros África-Europa dos oficiais de justiça, previstos em Dakar de 27 à 29 de abril de 2016, e dedicados ao intercâmbio entre os profissionais na perspectiva de harmonização dos procedimentos de execução cível no plano global. Nesta ocasião será comemorado o 20º aniversário do Apelo de Dakar, lançado após a primeira reunião dos profissionais de execução do continente Africano.

Sobre a Revista

Director da publicação: Mestre Alain NGONGANG SIME, Presidente da Câmara Nacional dos Oficiais de Justiça dos Camarões e Conselheiro Especial para África junto da Direcção da União Internacional de Oficiais de Justiça (UIOJ)

Pontos de distribuição

  • Camarões: Sede CNOJC, Rua Onambélé Nkou 1068, BP 6393 Yaoundé
  • Outros países membros da OHADA: sede das Câmaras Nacionais dos Oficias de Justiça
  • França: Siège UIHJ, 6 rua praça do Coronel Fabien, 75019 Paris

Contacto a Revista:

Tel.: +237 242001694
Fax.: +237 222223905
Correio electronico: revueafricaine.huissiers@gmail.com

www.ohada.org

Commentaires

  • 06/05/2016 20h50 ROSIER DAVID YEPNDO

    Toutes nos félicitations pour l'initiative. Nous sommes convaincus que cette nouvelle revue permettra nulle doute de faire avancer non seulement la science mais aussi une meilleure pratique de la profession. Les chercheurs comme nous autres auront un outil pas seulement de plus mais spécifique pour la publication des fruits de la recherche notamment dans le domaine de l'exécution...

  • 05/05/2016 14h19 PAPE MOUSSA NDIAYE

    Nous sommes ravis d'entendre cette nouvelle mais nous sommes plus préoccupé par la méthode d'accès à ce corps de métier.

    Il est d'une nécessité absolue aujourd'hui d'organiser des concours et d'arrêter les systèmes archaïques d'accès à ce métier.

  • 29/04/2016 13h38 ME KIZANGA MUKOKA EDDA

    Il n'y a que nous en RD CONGO qui trainons le pas pour que nos huissiers et greffiers ses réunissent en une corporation pour l'avancement de ce Droit communautaire.

Laisser un commentaire