preloader

Actualité

Implementação do RCCM informatizado: depois do Mali e do Burkina Faso, a Guiné-Bissau recebe a solução logiciel e equipamentos informáticos

Bissau, 03 à 10 de Outubro de 2017

photo4Bissau, a capital da República da Guiné-Bissau, acolhe desde terça-feira 03 de Outubro de 2017, as operações de implantação da solução logiciel de gestão integrada dos registos locais e do ficheiro nacional do Registo Comercial e do Crédito Mobiliário (RCCM-OHADA). Estas operações foram antecedidas pela entrega oficial da solução logiciel e de um lote de materiasi iformáticos ao Governo da Guiné-Bissau.

Por ocasião desta entrega oficial, o Dr. Boubacar Sidiki DIARRAH, Director dos Assuntos Jurídicos da OHADA, representando o Prof. Dorothé C. SOSSA, Secretário Permanente da Organização, agradeceu as autoridades da Guiné-Bissau pela qualidade do acolhimento. Ele lembrou brevemente a gênese do projecto de informatização do RCCM e apresentou a solução logiciel concebida que entregou oficialmente, ao mesmo tempo que um lote de material informático para o equipamento de quatro RCCM, bem como do ficheiro nacional ao Dr Degol MENDES, Director Geral da Administração da Justiça, cujo derstinatário é S.E. Dr Rui SANHA, Minsitro da Justiça da República da Guiné-Bissau.

No seu discurso, o Director Geral da Administração da Justiça, em nome do seu Ministro, agradeceu o Secretário Permanente da OHADA por este apoio inestimável que permitirá ao país dispôr de uma informação fiável e de estatísticas reais sobre a criação e a vida das empresas na Guiné-Bissau.

A entrega oficial da solução logiciel e dos equipamentos informáticos foi imediatamente seguida pelo lançamento de um atelier de formação. Durante uma semana, os utilizadores e administradores se familiarizarão com o sitema desenvolvido, convista à uma implementação eficaz do processo de informatização do RCCM no país.

Estas operações de entrega de equipamentos informáticos, de implantação do RCCM-OHADA informatizado na Guiné-Bissau vem na sequência do que já se fez no Mali e no Burkina Faso. Elas prosseguirão nos próximos dias, nomeadamente, na República Centro-Africana, no Congo e na Guiné Equatorial. À longo prazo, todos os países do espaço OHADA serão cobertos e as informações centralizadas para serem disponiblizadas ao público à partir do ficheiro regional, maracando assim significativos progressos na transparência e no crescimento dos negócios nos Estados membros da OHADA.

O Secretário Permanente agradece as autoridades da Guiné-Bissau pelas providências tomadas convista a implantação bem sucedida da solução logiciel. Ele reitera igualmente a sua gratidão ao Grupo do Banco Mundial pelo financiamento da concepção do logiciel e da aquisição dos equipamentos.

photo2 photo3 photo1

O Secretário Permanente,
Prof. Dorothé C. SOSSA
www.ohada.org

Commentaires

  • 07/10/2017 10h08 JEROME SAFARI

    En quand la RDC?

Laisser un commentaire